A escolha da matéria-prima no desenvolvimento de embalagens influencia diretamente a qualidade e eficiência de cada produto, podendo afetar, inclusive, o sucesso ou não de vendas.
Nesse processo, a logística reversa é uma excelente estratégia para redução de preço e impactos ambientais em todo processo produtivo industrial, inclusive na etapa de personalização. Neste artigo, iremos abordar o que é logística reversa e a sua importância no desenvolvimento de embalagens.
A logística reversa é um processo que envolve o controle do fluxo de materiais e produtos utilizados no ciclo produtivo, coletando, transportando, separando e tratando os resíduos. Na produção de novas embalagens, a logística reversa está presente no retorno de embalagens pós-consumo, assim a indústria recria e reaproveita para novos produtos.
Atualmente existem 3 tipos de logística reversa no Brasil, atuando nas diferentes etapas de produção e possibilitando que empresas criem um diferencial e se destaquem no mercado:
O investimento no ciclo produtivo de logística reversa envolve estudos de sua viabilidade, por isso, é necessário acompanhamento do gestor de logística reversa. Entre as estratégias mais comuns para isso estão:
Proporciona o gerenciamento interno para coleta, processamento, reutilização e reciclagem de embalagens.
Uma solução mais acessível em parcerias com empresas especializadas para destinar, processar e reciclar as embalagens.
Por integrar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a logística reversa conta com diretrizes e objetivos, por isso, é necessário ficar atento aos pontos obrigatórios.
O processo da logística reversa carrega vantagens significativas na indústrias de embalagens, já que possibilita a redução de custos no ciclo produtivo, é o que mostra a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, a ABRELPE, que mostrou um aumento de 10,4% nos materiais reciclados graças a logística reversa. Além disso, esse conjunto de ações traz uma série de benefícios para empresas no mercado competitivo, como:
Além do aspecto positivo para o meio ambiente e para as indústrias de embalagens, a logística reversa afeta diretamente a forma de consumo de embalagens. Em um mercado cada vez mais engajado e consciente, a pauta sustentável pode afetar diretamente a decisão de compra hoje e o sucesso ou não de um produto.
A logística reversa contribui para o aumento da reciclagem e da vida útil de materiais, reduzindo a extração de recursos naturais, além de possibilitar e incentivar a conscientização ambiental e a criação de novos empregos, afetando diretamente o desenvolvimento econômico.
Atuar com um ciclo produtivo altamente lucrativo, eficiente e sustentável contribui com a imagem e posicionamento de cada produto. Além disso, a logística reversa possibilita uma produção mais eficaz, afetando diretamente todas as etapas de produção das embalagens.
O ciclo produtivo do Grupo Jauense busca soluções sustentáveis que agreguem valor à excelência no desenvolvimento de embalagens, por meio de uma equipe técnica especializada, com um olhar voltado para a logística e principalmente, ao meio ambiente.
Entre em contato e solicite um orçamento personalizado.
Mobsite - Tecnologia para sites ©
Desenvolvido por Gálata Tecnologia - Tecnologia para Site ©