A embalagem é um fator determinante na decisão de compra dos clientes, pois, além de ser um recipiente para envolver e armazenar produtos, proteger e garantir a vida útil, possibilitando a distribuição, comercialização, manuseio e consumo, ela também pode ser atraente visualmente para encantar ainda mais o consumidor.
Segundo pesquisas da Two Sides Brasil, as embalagens influenciam a decisão de compra, com maior ou menor frequência, em 99% dos casos. Para 32%, esta influência é constante e, para 41,75%, é frequente.
Para que você entenda um pouco mais sobre a relevância da embalagem para um produto, acompanhe nosso artigo. Boa leitura!
Existem diversas formas de tornar um produto mais atraente pela sua embalagem. Nesse cenário, a embalagem pode gerar sensações, lembranças e, se for diferenciada, pode fazer com que outras pessoas descubram um produto, criando assim novas oportunidades e nichos de mercado.
Ainda na pesquisa citada da Two Sides, foram apontados os fatores que mais influenciam na hora da compra no quesito embalagem:
- 64% acham que o fator mais importante na embalagem é a capacidade de proteger o produto;
- 52% julgam como mais importante na embalagem as informações que ela fornece;
- 47% consideram a facilidade de abertura ou fechamento;
- e dentre os itens mais citados, estão o tamanho da embalagem e a matéria-prima utilizada.
Já imaginou se deparar com uma embalagem frágil, com vazamentos ou que danifica o produto por não possuir uma matéria-prima adequada?
Além de causar perdas e prejuízos para a empresa, isso acaba com a expectativa do cliente, que pode receber os produtos adquiridos danificados, gerando uma grande insatisfação no pós-venda.
Uma boa embalagem deve ser fácil de ser transportada. O ideal é investir em materiais de qualidade e desenvolvidos para garantir a proteção no processo logístico, melhorando o aproveitamento do espaço de armazenamento e transporte.
Se até algum tempo atrás a embalagem tinha apenas a função de proteger o produto, hoje ela integra a comunicação da empresa com o cliente. Ela tem o poder de atrair o consumidor de forma positiva ou negativa e para diferenciá-la é necessário, além de oferecer boa qualidade, ter um design atrativo, elementos e informações claras.
O design deve estar em concordância com o perfil do público, fato que deve influenciar o formato, material, tipografia e cores. Mostrar pelas imagens as virtudes de seu produto e o que ele agrega ao consumidor também faz toda a diferença
Empresas que apostam em embalagens sustentáveis vêm ganhando o mercado e por isso, vivemos em um momento em que as circunstâncias exigem um posicionamento mais consciente das marcas em relação ao meio ambiente.
Uma pesquisa realizada pela Union + Webster, divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) aponta que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% dos entrevistados também disseram que não se importam em pagar um pouco mais por isso.
Isso está de acordo com os dados coletados pela Two Sides sobre os tipos de embalagens: 4 em cada 10 entrevistados preferem papel porque acreditam que é melhor para o meio ambiente, enquanto classificam o material como facilmente reciclável.
Após entender toda a relevância das embalagens na decisão de compra, fica claro por que é tão necessário investir nessa área.
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