Antes de um produto chegar até às prateleiras dos supermercados ou lojas, ele passa por diversos processos de fabricação, e para estar protegido e despertar a atenção nas gôndolas, uma boa embalagem é fundamental.
Por isso, destacamos a importância dos testes de embalagem para se ter um produto de qualidade, design diferenciado e seguro.
Para que você entenda um pouco mais sobre a importância da fase de testes para uma embalagem, acompanhe nosso artigo. Boa leitura!
Aqui, no Grupo Jauense Embalagens realizamos diversos testes para saber qual é o melhor tipo de papel e acabamentos mais adequados para cada necessidade específica.
Assim, potencializamos a armazenagem de produtos, aumentamos a proteção de cada item, garantimos maior vida útil e auxiliamos no manuseio e consumo.
Primeiramente, o teste consiste em antes mesmo da embalagem começar ser projetada, entender muito bem o produto que será embalado, suas medidas, dimensões e detalhes.
Nessa fase são avaliadas várias características para garantir a medida mais adequada, o material com maior resistência e a facilidade logística. Tudo isso além dos aspectos de design, apresentação do produto nas prateleiras e viabilidade da produção.
Em paralelo a essa primeira fase, conforme as informações do produto, de como será seu armazenamento e transporte, são selecionadas as melhores matérias-primas baseadas na resistência necessária para aquela necessidade.
Assim que definido o desenho estrutural e os materiais, é iniciada a produção de protótipos. Isso é feito para testar fisicamente o produto em sua respectiva embalagem.
Após os testes realizados, o projeto é enviado para avaliação e aprovação dos clientes.
Antes de a embalagem ir para o consumidor ou até mesmo para a produção é importante realizar diversos testes, medir, ensaiar e examinar todos os materiais utilizados.
Isso porque os materiais devem atender às especificações dos órgãos governamentais, fiscais, fornecedores e clientes para garantir sua qualidade e condições de uso.
Existem também alguns aspectos importantes que o teste de embalagem assegura. Confira a seguir:
Independente do tipo de produto que será armazenado, os testes são essenciais, porém existem alguns ainda mais críticos, como alimentos e produtos que contém líquidos, que podem sofrer interferência caso a embalagem for furada ou amassada.
Portanto, expor a embalagem a diferentes temperaturas, altitudes e níveis de umidade permite que o teste determine se há algum tipo de problema que possa danificar o produto.
O Ministério do Meio Ambiente estima que cerca de 80% das embalagens são descartadas após terem sido usadas apenas uma vez. Além disso, um terço do lixo doméstico é composto por embalagens.
Embalagens com muitas camadas e materiais nem sempre protegem mais o produto e pode acabar gerando ainda mais resíduos.
Com os testes é possível determinar se há uma quantidade ideal, os melhores materiais, otimizando o uso de recursos e ajuda a preservar o meio ambiente.
Os testes otimizam toda a produção e reduzem o volume de embalagem por meio de sistemas de equipamentos e uso de materiais mais efetivos.
Isso garante que o espaço de armazenamento e o transporte sejam otimizados, já que quanto menos material utilizado, menos resíduos são produzidos.
Em nossas fábricas, avaliamos as possibilidades de projetos que utilizem o mínimo de matéria, para desprender a menor quantidade de recursos naturais, os custos sejam otimizados e ocorra a possibilidade de reutilização ou reciclagem.
Após entender toda a relevância dos testes de embalagens, fica claro por que é tão necessário realizar esse processo.
Se você deseja encontrar uma embalagem ideal para o seu negócio, entre em contato com a nossa equipe e realize o seu orçamento.
Mobsite - Tecnologia para sites ©
Desenvolvido por Gálata Tecnologia - Tecnologia para Site ©