O descarte adequado das embalagens é uma medida necessária e muito importante para o meio ambiente.
Com as festas de final de ano e os diversos presentes trocados, muitas embalagens acabam ficando sem finalidade ou sendo descartadas de maneira incorreta.
De acordo com pesquisa do Idec - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, 32% dos consumidores brasileiros ainda não sabem como descartar seus resíduos de forma adequada.
Pensando nisso, separamos algumas dicas de como investir nesse pilar e contribuir com o meio ambiente de maneira consciente após as celebrações. Confira.
Uma das principais razões para realizar o descarte correto das embalagens é a redução dos impactos no meio ambiente.
Além disso, a consciência individual sobre a importância dessa ação e dos novos comportamentos que ela gera faz com que marcas e empresas estejam cada vez mais conscientes de sua responsabilidade social, o que também contribui para a sustentabilidade.
O descarte correto também impacta diretamente para a redução dos lixões, a expansão dos processos sustentáveis e a produção de renda para os inúmeros trabalhadores das cooperativas de reciclados.
Geralmente, os resíduos sólidos incluem uma diversidade de tipos de embalagens, como caixas, potes, sacolas, latas e garrafas.
O lado bom é que quase todos esses tipos de materiais podem ser reutilizados ou reaproveitados. Isso significa que, há um valor econômico para as empresas e para as operadoras de reciclagem.
Para iniciar esse processo, o primeiro passo é separar o resíduo entre os secos, como: papel, plástico, vidro e metal dos úmidos e orgânicos, como: restos de comida, roupas e alguns tipos de resíduos tóxicos, por exemplo.
Essa ação já faz toda a diferença para o processo de reciclagem, evitando a contaminação de materiais que poderiam ser facilmente manuseados se realizada a correta separação.
Além de separar os resíduos, as lixeiras padronizadas com as cores de cada material ajudam a realizar o correto descarte. Confira abaixo o significado de cada uma:
• vermelho: plásticos;
• verde: vidros;
• azul: papel e papelão;
• e amarelo: metais.
Se ainda assim houver dúvidas no momento de descartar, existem marcas que disponibilizam embalagens nas cores padrão da coleta seletiva.
Caso o produto comprado não tenha essa identificação, é possível descartar na lixeira em que o material mais se aproxima do predominante. Isso porque a classificação adequada torna o processo de triagem mais fácil para os funcionários e cooperativas.
Jornais, embalagens de papel, cadernos e papelão são exemplos de materiais que podem ser reciclados.
Nas embalagens que contenham alimentos é necessário retirar o excesso de resíduos da parte interna, como as caixas de leite e suco. Para facilitar a coleta, elas podem ser desmontadas.
O plástico, em sua maioria, pode ser reutilizado, como garrafas pet, bacias, potes e embalagens para decoração ou aproveitado de outras formas.
O que não puder ser reutilizado é preciso ser descartado após higienizado e amassado para diminuir o volume.
Além das latinhas de bebidas, existem diversos outros metais que podem ser reciclados: as latas de alimentos, os arames, panelas, fios de energia e muitos outros.
Alguns deles podem ser amassados para reduzir o volume e serem direcionados para os profissionais adequados.
Potes, copos e garrafas são ótimos para serem reutilizados com diversas finalidades. Mas quando não há essa possibilidade, o vidro deve ser limpo, seco e embalado para a reciclagem.
Caso o material esteja rachado ou quebrado, pode ser envolto por jornais, papelão ou garrafas, para a segurança de quem irá manusear.
Para reduzir os resíduos orgânicos enviados para os aterros, é possível fazer a compostagem. Algumas cidades possuem espaços para esse fim e coletas especiais, mas é possível desenvolver nas casas também.
A reutilização de materiais é mais sustentável do que a reciclagem, já que a reutilização reduz o consumo de recursos naturais. Então, por que não dar um novo propósito às embalagens dos produtos que você compra?
Nem tudo é possível ser reciclado, mas podem ser repensados para que no futuro sejam 100% reaproveitados.
Se você deseja encontrar uma embalagem ideal para o seu negócio, feita com materiais certificados e responsabilidade ambiental, entre em contato com a nossa equipe e realize o seu orçamento.
Mobsite - Tecnologia para sites ©
Desenvolvido por Gálata Tecnologia - Tecnologia para Site ©