A adoção da política de crédito de carbono é de extrema importância na luta contra as mudanças climáticas.
Ela é fundamental tanto para diminuir as mudanças climáticas, quanto para incentivar a renovação tecnológica e a adoção de práticas sustentáveis, auxiliando na busca por um futuro mais limpo e sustentável.
Acompanhe nesse artigo sobre créditos de carbono, entenda o que são e como funcionam tanto para os países quanto para as empresas. Boa leitura!
Os créditos de carbono são instrumentos financeiros utilizados para compensar a emissão de gases de efeito estufa. Eles representam uma redução verificada ou remoção de uma tonelada de dióxido de carbono (CO₂) ou de gases equivalentes.
Esses créditos são gerados por projetos que visam diminuir as emissões, como o reflorestamento, a energia renovável ou a captura e armazenamento de carbono.
Esse conceito surgiu em 1997, dentro do Protocolo de Kyoto, em que países se reuniram na Cúpula do Clima e do Aquecimento Global visando reduzir a emissão dos gases do efeito estufa no planeta associado a vários problemas ambientais que impactam mudanças climáticas.
Os créditos de compensação são utilizados por governos e empresas como instrumentos para atingir suas metas de redução de carbono.
Aqueles que desejam compensar as emissões de gases de efeito estufa resultantes de suas atividades têm a opção de adquirir créditos, seja por meio de intermediários ou diretamente de entidades que realizam a captura de carbono.
O protocolo define que, um crédito de carbono é gerado a cada tonelada de carbono que deixa de ser emitida.
Os créditos de carbono desempenham um papel importante na transição para uma economia de baixo carbono, incentivando a redução das emissões e o financiamento de projetos sustentáveis.
Algumas estratégias eficientes que os países e empresas podem adotar para reduzir as emissões de gases de efeito estufa incluem:
- redução do desmatamento;
- criação de uma cultura de reciclagem;
- conscientização e campanhas para promover o consumo consciente;
- utilização de fontes de energias renováveis;
- implementação de políticas sustentáveis e de preservação ambiental;
- e a promoção e desenvolvimento de sistemas de mobilidade urbana sustentável.
O aquecimento global pode ser o responsável por diversos problemas, como riscos de doenças, mudanças na vida selvagem e das atividades econômicas, por exemplo.
Conforme pesquisas da Nature Climate Change, as mudanças climáticas podem aumentar o risco de condições que excedem a capacidade termorreguladora humana.
Ao adotar créditos de carbono, empresas e países são motivados a buscar soluções sustentáveis e investir em projetos que reduzam suas emissões.
Isso impulsiona a transição para uma economia de baixo carbono e estimula a adoção de práticas mais limpas e eficientes.
Se você deseja escolher uma embalagem personalizada, sustentável, que gere valor para a sua marca e o meio ambiente, entre em contato conosco e solicite um orçamento com a nossa equipe.
Mobsite - Tecnologia para sites ©
Desenvolvido por Gálata Tecnologia - Tecnologia para Site ©