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Unboxing: uma prática que valoriza o produto e a embalagem

5 de agosto de 2022

O unboxing é uma poderosa estratégia de pós-venda que transforma o ato da entrega de um item em um momento inesquecível, além de ser uma prática que valoriza o produto e a embalagem.


Se você ainda não sabe o que é unboxing ou como usar essa tática, confira o texto completo. Afinal, quem está no mercado precisa entender as tendências.


O que é unboxing?

 

Uma compra realizada pela internet sempre gera uma expectativa de sua chegada, seja pelo pedido ou a experiência de abrir o pacote.

 

Com o avanço da tecnologia e da internet, o unboxing se tornou uma prática que valoriza o produto e mostra a importância da embalagem.

 

Em inglês, a palavra define o ato de tirar algo de uma caixa. O unboxing nada mais é que o aquele momento que o cliente entra em contato com a marca por seu recebido, a experiência de adquirir, retirar da caixa e encontrar o seu tão esperado produto.


Para que esse momento seja excelente para o consumidor, não basta somente proporcionar uma entrega sem atrasos ou um produto de qualidade, mas tornar todos os detalhes muito relevantes.



Quais as vantagens do unboxing?

 

Praticamente qualquer segmento de e-commerce pode usar a experiência de unboxing em benefício da marca.


Se bem pensado, pode ser uma estratégia importante para o crescimento do negócio, tanto para aumentar a satisfação, quanto para despertar o interesse de potenciais clientes.


Os tópicos a seguir abordam as principais vantagens do unboxing e dicas para desenvolver essa ação.



Agrega valor a sua marca

 

Uma loja virtual que investe em sua embalagem e em como seu cliente irá receber o pedido demonstra que não está entregando apenas um produto, mas conceito, emoções e desejos.


Essa ação acaba justificando pagar um valor um pouco mais elevado, para gerar também um impacto direto nas vendas.



Fortalece a relação empresa e cliente


Diferente do comércio físico que existe o atendimento personalizado, a opção de sanar dúvidas presencialmente com olho no olho, os lojistas que vendem no e-commerce possuem, na maioria das vezes, um único ponto de contato com o cliente, sendo por meio da entrega do item.

 

Por isso que é essencial aproveitar as oportunidades de contato, seja por um bilhete amigável quanto em uma caixa reutilizável personalizada, que pode criar um relacionamento entre marca e cliente.



Incentiva a divulgação espontânea


O unboxing incentiva a publicidade gratuita à medida que mais pessoas compartilham conteúdo em suas mídias sociais para mostrar e comentar a sua experiência. Normalmente, as pessoas têm a tendência de seguir essas dicas e realizar uma compra a partir de uma indicação.


De acordo com uma pesquisa realizada pelo Reclame Aqui, 85% dos consumidores disseram que as avaliações online influenciam no momento de realizar suas compras. Pensando nisso, incentivar a avaliação e divulgação dos produtos contribui para impulsionar as vendas.


Apostar em elementos surpresas ao enviar os produtos podem aumentar as chances de conseguir a divulgação espontânea, além de gerar uma expectativa para aqueles que irão acompanhar o feedback do cliente.




Como proporcionar uma boa experiência unboxing?


A maneira de proporcionar uma experiência de unboxing para o cliente faz toda a diferença na impressão que ele terá do negócio.

 

Caprichar na caixa unboxing e oferecer uma embalagem personalizada é a primeira estratégia para gerar uma boa impressão no cliente a ajudar a fidelizá-lo.


Utilizar embalagens que o cliente pode reutilizar, que além de evitar o descarte do material, gera valor e faz com que sua marca seja sempre lembrada.


Consegue perceber como o unboxing é uma prática que valoriza o produto e a embalagem? Se você deseja criar vínculos e fidelizar o seu público, aposte no unboxing. Para solicitar um orçamento, entre em contato com o nosso setor comercial.



Por contato 28 de março de 2025
Iniciar um novo negócio em nosso país se tornou uma atividade desafiadora, em que o pequeno empreendedor precisa se adaptar e se destacar. Uma possibilidade de tornar a marca mais reconhecida com baixo custo de investimento é utilizando embalagens personalizadas. Nesse artigo iremos abordar como essa estratégia para pequenos negócios pode impulsionar vendas, reduzir custos e destacar marcas no mercado. Continue a leitura! O mercado de pequenas empresas no Brasil De acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae em 2024, o nosso país teve um crescimento de 10% do registro de pequenos negócios, alcançando aproximadamente 4,1 milhões de novos empreendimentos. Com o crescimento espontâneo desse tipo de negócio, torna-se ainda mais necessário se destacar do mercado, sendo uma excelente oportunidade de sair na frente e conquistar o consumidor. Já que muitas empresas não possuem recursos para competir, aproveitar o potencial da embalagem de um produto se tornou uma boa alternativa. Como embalagens personalizadas para novos negócios impulsionam empresas? Assim como o mercado, as funções da embalagem também evoluíram. Antes, elas eram destinadas somente para garantir a segurança no transporte ou armazenamento. Agora, esse importante recurso pode refletir a identidade e valores das marcas, um elemento de diferenciação e destaque no mercado. As embalagens personalizadas para pequenos negócios têm o poder de gerar conexão entre empresa e produto em uma boa experiência de compra, contribuindo com o sentimento de fidelidade à marca. Os principais benefícios de embalagens personalizadas para pequenos negócios Uma embalagem personalizada para pequenos negócios cria diferentes possibilidades de agregar valor ao produto. Essa eficaz estratégia começa ainda no primeiro contato com o consumidor, com uma boa apresentação e personalidade. Entre os 3 principais benefícios para os pequenos negócios estão: destaque dos concorrentes: uma embalagem tem o poder de demonstrar a qualidade do produto e sobressair dos adversários na corrida pela conquista do consumidor; profissionalização da empresa: ganhar viabilidade e reconhecimento não é uma tarefa fácil para um novo negócio. A confecção de uma nova embalagem agrega a imagem final da empresa; redução dos custos: apesar de ser considerado um investimento, as embalagens personalizadas para pequenos negócios contribuem diretamente para redução de custos, já que o investimento inicial para compra seja aplicado de forma assertiva, gerando resultados positivos mesmo em um pouco tempo; e vantagens promocionais: as pequenas empresas, devido a sua escala de produção menor, podem criar ações de promoção e brindes com as embalagens personalizadas. Como funcionam as embalagens personalizadas para pequenos negócios? O processo de criar uma nova embalagem para pequenos negócios exige estudos de tendências do mercado, com a realização de testes apurados com o auxílio da tecnologia. É importante que o empresário considere o tipo de produto, o processo de transporte e armazenamento, o ponto de venda e o primeiro contato com o consumidor. Além disso, é preciso levar em conta a apresentação, distribuição e maquinabilidade. Nesta etapa, nossa equipe de desenvolvimento de embalagem de produto atende de forma personalizada e flexível o pequeno empreendedor, buscando compreender as características e particularidades para criação da embalagem, através de estudos de design, escolha de matéria-prima e manuseio. Entre em contato conosco e comece a se destacar dos concorrentes e crescer a sua equipe por meio da personalização de embalagens. Fale com a nossa equipe e realize o seu orçamento.
Por contato 14 de março de 2025
A escolha da matéria-prima no desenvolvimento de embalagens influencia diretamente a qualidade e eficiência de cada produto, podendo afetar, inclusive, o sucesso ou não de vendas. Nesse processo, a logística reversa é uma excelente estratégia para redução de preço e impactos ambientais em todo processo produtivo industrial, inclusive na etapa de personalização. Neste artigo, iremos abordar o que é logística reversa e a sua importância no desenvolvimento de embalagens. O que é logística reversa? A logística reversa é um processo que envolve o controle do fluxo de materiais e produtos utilizados no ciclo produtivo, coletando, transportando, separando e tratando os resíduos. Na produção de novas embalagens, a logística reversa está presente no retorno de embalagens pós-consumo, assim a indústria recria e reaproveita para novos produtos. Atualmente existem 3 tipos de logística reversa no Brasil, atuando nas diferentes etapas de produção e possibilitando que empresas criem um diferencial e se destaquem no mercado: a logística reversa pós-consumo prioriza a reciclagem dos materiais e garante que os resíduos sofram a destinação correta; a logística reversa no pós-venda está ligada à devolução de produtos que não atendem às expectativas dos clientes, como defeitos de fabricação ou arrependimentos de compra; e a logística de reuso permite lucrar com a venda de resíduos, sendo uma nova oportunidade de negócio. Como iniciar a logística reversa no processo industrial de embalagens? O investimento no ciclo produtivo de logística reversa envolve estudos de sua viabilidade, por isso, é necessário acompanhamento do gestor de logística reversa. Entre as estratégias mais comuns para isso estão: Implantação do sistema próprio de logística reversa Proporciona o gerenciamento interno para coleta, processamento, reutilização e reciclagem de embalagens. Créditos de reciclagem Uma solução mais acessível em parcerias com empresas especializadas para destinar, processar e reciclar as embalagens. Atualização sobre a legislação Por integrar a Política Nacional de Resíduos Sólidos , a logística reversa conta com diretrizes e objetivos, por isso, é necessário ficar atento aos pontos obrigatórios. Quais os benefícios da logística reversa na indústria de embalagens? O processo da logística reversa carrega vantagens significativas na indústrias de embalagens, já que possibilita a redução de custos no ciclo produtivo, é o que mostra a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, a ABRELPE, que mostrou um aumento de 10,4% nos materiais reciclados graças a logística reversa. Além disso, esse conjunto de ações traz uma série de benefícios para empresas no mercado competitivo, como: fortalecimento da imagem da marca como sustentável; cumprimento de regulamentações ambientais; vantagem competitiva no mercado; alinhamento com os pilares da sustentabilidade; e redução dos custos. O impacto da logística reversa no mercado de embalagens Além do aspecto positivo para o meio ambiente e para as indústrias de embalagens, a logística reversa afeta diretamente a forma de consumo de embalagens. Em um mercado cada vez mais engajado e consciente, a pauta sustentável pode afetar diretamente a decisão de compra hoje e o sucesso ou não de um produto. A logística reversa contribui para o aumento da reciclagem e da vida útil de materiais, reduzindo a extração de recursos naturais, além de possibilitar e incentivar a conscientização ambiental e a criação de novos empregos, afetando diretamente o desenvolvimento econômico. A importância da logística reversa Atuar com um ciclo produtivo altamente lucrativo, eficiente e sustentável contribui com a imagem e posicionamento de cada produto. Além disso, a logística reversa possibilita uma produção mais eficaz, afetando diretamente todas as etapas de produção das embalagens. O ciclo produtivo do Grupo Jauense busca soluções sustentáveis que agreguem valor à excelência no desenvolvimento de embalagens, por meio de uma equipe técnica especializada, com um olhar voltado para a logística e principalmente, ao meio ambiente. Entre em contato e solicite um orçamento personalizado.
Por contato 5 de março de 2025
Com o crescimento do ramo de desenvolvimento de embalagens, a tecnologia cria novas possibilidades na indústria, com mudanças que agregam e influenciam a qualidade do produto final e atende a demanda emergente do mercado. Neste artigo exploraremos as principais tendências de inovação na indústria de embalagens. O impacto da inovação na indústria de embalagens O investimento em novas formas de tecnologia e sustentabilidade têm uma tendência de crescimento no mercado, já que esses importantes tópicos se tornaram fatores decisivos na relação com o consumidor final. A inovação na indústria de embalagens impacta e transforma o ramo graças à agilidade, flexibilidade e custo-benefício. Uma pesquisa realizada pela Atlas Intel mostrou que elementos de tecnologia podem aumentar em até 58% a produtividade. Além disso, esse diferencial possibilita uma abordagem mais sustentável e eficaz no desenvolvimento de novos produtos e embalagens. A inovação da indústria de embalagens em sustentabilidade O critério ambiental já superou o lugar de tendência e, nos últimos anos, assume um papel fundamental na escolha do consumidor, se tornando um pilar importante em grandes indústrias, inclusive no ramo de embalagens. Para atender essa importante demanda do mercado, a inovação se une à causa sustentável, gerando possibilidades de crescimento. Dentre as novidades adotadas estão o desenvolvimento de embalagens com materiais biodegradáveis, com o reaproveitamento de materiais no processo de fabricação, além de práticas de ESG na logística e nas etapas de criação. Embalagens tecnológicas O uso de embalagens tecnológicas integradas é considerado uma tendência no ramo de inovação na indústria de embalagens. Esse tipo de tecnologia hoje já faz parte da rotina produtiva, como em sensores, códigos de barras e rastreamento de produtos em tempo real, além de possibilitar informações importantes e obrigatórias ao consumidor, como instruções de uso e armazenamento. Embalagens personalizadas e impressão 3D Por oferecer flexibilidade e variedade no desenvolvimento de projetos, a impressão 3D vem se tornando uma ferramenta essencial na rotina produtiva das indústrias de embalagens. Por permitir uma produção personalizada, com economia de recursos, essa inovação proporciona uma prática mais sustentável e criação de embalagens exclusivas. Embalagens ativas e inteligentes  Acompanhando as mudanças na rotina do consumidor, o uso de embalagens ativas é considerado uma grande inovação na indústria de embalagens. Esse tipo de tecnologia, muito utilizada no ramo de alimentos, interage com o produto, prolongando a sua vida útil, melhorando as características sensoriais, evitando o desperdício e garantindo a segurança para o consumo. Automação e o uso da robótica na fabricação de embalagens O investimento em tecnologias de robótica e inovação tem potencializado e otimizado o processo produtivo de fabricação de embalagens. Através da automação é possível garantir o aumento da eficiência, segurança dos processos e qualidade do produto final. O futuro da indústria de embalagens Mesmo com as tendências de tecnologia e inovação, é importante destacarmos a importância da indústria de embalagens no desenvolvimento de grandes negócios, por meio de técnicas e estratégias e novas soluções a curto, médio e longo prazo. Solicite um orçamento personalizado com a nossa equipe e continue inovando com soluções completas em embalagens.
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